Smoking Snakes - FEB, O Brasil na Guerra!

    E hoje, acordei querendo relembrar os heróis que lutaram contra o fascismo de verdade (não esse neologismo deturpado que fizeram você acreditar). Jovens que atravessaram o oceano para um combate brutal contra as experientes tropas alemãs e voltaram vitoriosos, mas infelizmente, estão sendo enterrados no passado por revisionistas sádicos.

    Constituída em 1943 e com seu batismo de fogo selado em 1944 a FEB, Força Expedicionária Brasileira, constituiu um esforço militar aliado pelo Brasil, governado por Getúlio Vargas, para auxiliar nos esforços de guerra na frente de combate, na linha gótica, localizada na Itália de Mussolini. Muitos subestimaram e subestimam a participação dos Pracinhas, mas hoje vamos exaltar estes combatentes. Seu símbolo é a prova destas contestações, tiveram como lema "A cobra está fumando", em resposta àqueles que consideravam ser mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra.

   

    "O culto aos grandes vultos militares nacionais é uma característica das Forças Armadas do Brasil. Relembrar a trajetória desses personagens é a ponte entre o passado e o presente de Instituições seculares como o Exército Brasileiro, o que ajuda a explicar em grande parte sua trajetória retilínea em 369 anos de história, a coesão de seus efetivos e o reconhecimento do público nas pesquisas de confiabilidade. Um desses verdadeiros heróis nacionais fardados é o Sargento Max Wolff Filho, ícone da Força Expedicionária Brasileira (FEB), cuja data de nascimento é celebrada em 29 de julho.

    Foi designado para a 1ª Companhia do 1º Batalhão do 11º Regimento de Infantaria, em São João D´El Rei (MG). Em terras italianas, logo tornou-se popular entre a tropa, pelo destemor nas missões e a forma agregadora de liderar seus subordinados. Participou de todas as ações de combate de sua Unidade no ataque a Monte Castelo. Sua fama já corria longe, tanto que era requisitado para todas as ações de patrulha, o que lhe valeu a alcunha de "Rei dos Patrulheiros".

A menos de um mês do encerramento da guerra, esse militar intrépido e valoroso tombou como herói, à frente de sua patrulha. No dia 12 de abril de 1945, em Biscaia, região de Montese, foi atingido por rajadas de metralhadora pelos alemães. Deixou um legado de heroísmo e registrou seu nome na história. Seus restos mortais repousam no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, na cidade do Rio de Janeiro."




    "Sou muito feliz em ver que após as décadas de descaso e esquecimento, os nossos veteranos ganharam finalmente uma boa parcela do reconhecimento merecido, graças a uma geração de jovens que aprendeu a enaltecer e apreciar os feitos daqueles homens simples enviados para combate na Europa.

     A banda sueca de heavy metal Sabaton, criada em 1999 e comandada pelo vocalista Joakim Brodén, acabou de lançar seu sétimo álbum, “Heroes”. E a terceira faixa chama-se “Smoking Snakes”, música cuja letra homenageia os soldados brasileiros que combateram na Segunda Guerra Mundial – com direito a refrão em português!"

    Isso mesmo, europeus valorizam mais nossa história do que nós mesmos. Um povo sem história, é um povo sem identidade, que abre mão de sua cultura.

    A música retrata uma história real de três soldados brasileiros que foram cercados e encurralados por tropas alemãs, mas se recusaram a se entregar e se tornarem prisioneiros, serem enviados para campos de concentração ou situações degradantes como escravos. Segue o vídeo.


"Nossa vitória final
Que é mira do meu fuzil
A ração do meu bornal
A água do meu cantil
As asas do meu ideal
A glória do meu Brasil" - Brasil, acima de tudo! Aço! (Trecho da Canção do Expedicionário)

    Até hoje, na Itália, existem festas e homenagens para as tropas da FEB e seus pracinhas. "Em seu discurso, o ministro disse que italianos e brasileiros são povos unidos pelo sacrifício supremo da guerra e destacou a atuação dos militares brasileiros das três Forças: nossos soldados que foram ao combate em terrenos desconhecidos; nossos aviadores que se aventuraram por largas distâncias, tanto na defesa do litoral brasileiro, quanto em missões ofensivas em céus da Itália; e nossos marinheiros que operaram navios de guerra no Atlântico para proteger embarcações civis e viabilizar o transporte das nossas tropas à Itália.

“Aos integrantes e colaboradores da FEB, do 1º Grupo de Caça e da Esquadra brasileira, liberdade e democracia foram estímulos de grande significado, que lhes deram propósito e coragem para arriscar e sacrificar tanto”, concluiu."

    Você, brasileiro, tenha orgulho dos feitos destes homens, dos 443 mortos e 3000 feridos, heróis que lutaram por nós. Concorde ou discorde do combate e da guerra, mas valorize os camaradas, jovens como nós, que passaram por esta situação extrema. Guerreiros forjados no fogo alto da batalha. Que descansem em paz.

    Este foi um breve ensaio sobre a FEB e seus heróis. Caso queira saber mais, recomendo as páginas "V de Vitória" e "Museu do Expedicionário" no Facebook e o canal "Hoje na Segunda Guerra Mundial" no Youtube.

Fontes:

https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/sargento-wolff-exemplo-de-coragem-e-patriotismo

https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/smoking-snakes-uma-homenagem-a-feb-vinda-da-suecia

https://www.defesa.gov.br/noticias/42112-festival-na-it%C3%A1lia-homenageia-soldados-da-for%C3%A7a-expedicion%C3%A1ria-brasileira

http://www.portalfeb.com.br/breve-balanco-da-participacao-brasileira-na-segunda-guerra-mundial/



Comentários