Hobbie Útil - Marcenaria

Sou adepto da prática do "Faça Você Mesmo" (ou DIY para os bilíngues). Além de economizar o seu dinheiro, você aprende coisas novas e ocupa seu tempo e sua mente com atividades que valem a pena.

Desde criança cresci com essa mentalidade, uma vez que meu pai não tinha condições de pagar marceneiros, pedreiros, eletricistas, etc. Ele provavelmente herdou isso também e acabou me passando. Sempre o ajudei, as vezes carregando ferramentar e organizando coisas, depois de mais velho com atividades mais pesadas como carregar terra, areia, brita, bater massa, etc. 
Esse momento pai e filho formou meu caráter. Meu pai nunca foi de conversar muito, mas nada melhor que o trabalho e o suor honesto para unir as pessoas. A dificuldade cria laços que nenhuma amizade de balada jamais terá.

Nesse post vou me ater somente a passar essa experiência pra vocês, em forma de tutorial.

Todo meu quarto foi reformado utilizando móveis que foram dos meus pais. Eu os recondicionei e dei minha personalidade. No tutorial de hoje vou detalhar como fiz para recuperar um criado mudo/gaveteiro que encontrei por aqui. Vamos lá!

Motivacional!

O primeiro passo é avaliar o móvel a ser restaurado e visualizar o resultado que você deseja. Observe o estado da madeira (se existem cupins, se faltam lascas, se está manchada, etc.) e a firmeza estrutural dos móveis. Caso esteja MUITO ruim, abandone a ideia e ponha fogo.

Lembrando que pequenas falhas ou lascas arrancadas podem ser corrigidas com massa e lixadas.


Esse foi o escolhido! Madeira de baixa qualidade, chapa de compensado vagabundo, mas bem conservada e sem cupins. 

Gavetas não paravam no lugar devido ao suporte quebrado. Puxadores em bom estado também. O caso aqui é simples de resolver.

O primeiro passo foi limpar todas as teias, manchas de mofo e poeira e em seguida retirar os puxadores e lixar.

Trabalhar sem camisa aumenta sua testo. Fonte: vozes da minha cabeça.

Utilizei a lixadeira com lixa granulação 100 (lembrando que quanto mais baixo o número, mais grossa a lixa). 20 minutos foi o tempo que levei pra concluir a tarefa. Moleza!

Lixar a superfície permite maior aderência da tinta, ou seja, sai com menor facilidade e escorre menos durante a pintura. Isso vale pra outros materiais como metal e plástico também.

Hora da pintura.

Eu tenho um compressor em casa, recomendo muito aliás, mas nesse projeto vou facilitar para os iniciantes e utilizar spray preto fosco.

O segredo para pintura é sempre manter sua mão em movimento. Afaste sua mão aproximadamente 15cm da superfície e pinte em apenas um sentido (recomendo horizontalmente, da esquerda para a direita), aplique uma camada fina e não concentre o jato de tinta em um lugar, isso faz a tinta escorrer. Aplique em toda a peça e separe para curar. Também recomendo pendurar a peça, com ela suspensa fica mais fácil mover, girar e alcançar locais complexos.

Resultado da primeira mão. Essa marca de tinta é um lixo, não recomendo.

Após 24h de cura, apliquei a segunda mão. O correto seria aplicar primer antes da tinta, para um resultado mais duradouro, mas não quis gastar muito dinheiro nesse projeto que é temporário.



Feita a pintura, é hora de recuperar a estrutura que suporta as gavetas.

Aqui o negócio também é fácil. Lembrando que NUNCA se deve utilizar pregos em móveis. Eu já havia as marcações anteriores da posição dos suportes, isso facilitou a vida.

Minha mãe colocou aqueles preguinhos ali. Decepção.

Geralmente, parafusar diretamente na madeira sem um furo prévio, acaba fazendo com que ela rache ou arranque uma lasca. Então fiz um furo com uma broca de 2mm. Cuidado pra não atravessar a chapa até o final.


Feito o furo, separei alguns parafusos curtos, pra não atravessar o móvel.

Reaproveitados de outros projetos.

Agora é hora de parafusar os suportes. Coloquei três parafusos em cada.


Em seguida foi só recolocar os puxadores e os pés e pronto, você acaba de concluir seu projeto de restauração.

Resultado:


Fica aí a ideia, pode até virar um negócio, quem sabe?

Espero que tenham apreciado. Até a próxima.




Comentários