Como se organizar

 Recentemente (coisa de 2 meses atrás) resolvi adotar um sistema de organização pessoal que realmente funciona: agenda diária. Comigo esse negócio de celular não funciona. No longo prazo meu cérebro passa a ignorar aquele app no meio da tela e vou instintivamente pra outros lugares e acabo divagando. Apesar de jovem, acredito em sistemas que funcionam, papel e caneta: a boa e velha agenda. Depois de passar um tempo trabalhando com meu tio e observando uma colega da faculdade que é muito organizada, notei que ambos usam agendas. Desembolsei 10 reais e mudei minha rotina.




  É muito fácil ver todo o material que fala sobre boas metas e objetivos pra você almejar, materiais que te ajudam a crescer, se desenvolver em diversas áreas da sua vida, mas seja sincero, não é tão fácil assim na prática. Eu sei o que devo fazer e onde quero chegar, você provavelmente também, mas tenho problemas no “como” chegar lá, e a menos que você faça parte da exceção, deve ter dificuldade também. Se esse é o caso, acompanhe o raciocínio comigo.

   Algumas coisas só se conseguem com mudanças de hábito: tomar água o suficiente, se alimentar de maneira saudável, entre outros. São dois exemplos de coisas que não dá pra anotar na sua agenda (não estou dizendo que você não pode, claro que pode, se quiser vá em frente), por outro lado, existem uma infinidade de outras situações que você acaba esquecendo ou deixando de lado por cansaço, preguiça, procrastinação ou seja lá qual desculpa for.

Primeiramente, você precisa fazer uma autoavaliação. Defina seus objetivos, metas, etc. Essa postagem não é pra tratar disso, faça como preferir. Outra coisa a se observar: quais os dias e horários em que você tem maior desempenho? Por incrível que pareça, o melhor dia pra mim é a segunda feira (já pela manhã). Geralmente adianto muita coisa na segunda para o resto da semana, como esse texto, por exemplo. Se eu colocar meu desempenho em um gráfico, ele teria dois picos (segunda e sexta) com um vale na quarta (o dia que meu rendimento cai no limite).


Senoide de rendimento do Gorlami.


   Sabendo disso, deixo a maior parte das tarefas, e as mais complicadas, pra esses dias. Eu sempre tive falta de organização nesse sentido, então agora anoto tudo na agenda. Provas, encontros, reuniões, ensaios, entregas de trabalho e me comprometo TODOS OS DIAS em olhar as tarefas da semana (pra não ser pego de surpresa) e não marcar compromissos e tarefas em dias cheios.


   Prosseguindo, dentro do seu dia você deve organizar as tarefas de maneira eficiente, não adianta jogar lá de qualquer forma. Existem vários estudos sobre isso, alguns fazem o sistema FiFo (First In, First Out) – Onde você faz primeiro as tarefas que entraram antes. Outros usam o LiFo (Last In, First Out) – Onde você faz primeiro as tarefas que entraram por último. Ambas são metodologias de gestão industrial, replicados no cotidiano. Eu faço diferente. Eu sei que minha “stamina” e empenho tendem a diminuir conforme executo tudo que tenho pra fazer, então começo pelas tarefas que são prioridade ou exigem urgência.

O segundo critério que adoto seria meu interesse ou dificuldade do que tenho pra fazer: se é algo que não gosto ou que vai dar trabalho, faço por primeiro, já que as tarefas seguintes são mais tranquilas. Pensar dessa forma acaba até motivando. Nada pior que terminar um trabalho e pensar que vem algo pior pela frente.

Se você deixar tarefas chatas ou complicadas para o final do dia, você vai desistir e vai acabar não fazendo. Esses atrasos se acumulam e você vai terminar a semana fora de cronograma e desesperado. Nada fere mais o orgulho de um homem honrado que se sentir preguiçoso e inútil. Nos últimos meses esse sistema tem funcionado pra mim. 

Comente sua metodologia aí, críticas  também são sempre bem vindas.

CONTINUAÇÃO  Bullet Jornal - Clique aqui!

Comentários