Networking e sociabilidade

Sou contra a socialização forçada com pessoas aleatórias somente pra não ficar solitário.

Manter uma relação superficial com várias pessoas, a um nível de sociabilidade em que haja o conforto suficiente pra começar uma conversa (em resumo, uma relação em que você pode chamar aquela pessoa pra tomar uma cerveja e jogar assunto fora) é suficiente pra se fazer o networking.



Muitas vezes achamos que é necessário fazer muitas amizades e estar sempre se abrindo com todos. Os riscos que esse tipo de relação trás são maiores que os benefícios (golpes, traições, gasto de dinheiro excessivo, entre outros).

Considero importante manter esse esforço de socialização com pessoas de confiança e que estimo. Apesar de não parecer, mesmo gostando da companhia de alguém nem sempre é fácil socializar, fazer um favor ou sair com aquela pessoa, mas é necessário pra se manter a relação de amizade e estima equilibrada, é tudo uma questão de interesses. Só não deixe a balança pesar pro seu lado, eu mesmo não tolero carregar uma relação (de qualquer tipo) nas costas, sem contrapartida a altura.

Em resumo: tenha colegas, isso é benéfico e pode ajudar com emprego, arranjar um relacionamento, e outros perrengues da vida, mas amigos é melhor cultivar os poucos que valem a pena e têm os mesmos objetivos que você.

Comentários