Não existe meio termo

"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz"

Ayrton Senna


Lauda e Senna, duas lendas.

 Essa reflexão sobre a vida e a carreira me veio em um momento oportuno, de dificuldade. O que as pessoas de sucesso e que me inspiram têm que eu não tenho? O que eles fazem ou fizeram, que eu não faço? Vamos fazer essa análise juntos, sem frescura, sem papo motivacional de coaching, vamos nos ater aos fatos e a realidade dura e fria.

 Essa frase do Senna é um soco na cara, vindo de um homem bem sucedido em sua carreira, gostem ou não dele, ele é reconhecido até hoje, 25 anos depois de sua morte, como um dos melhores no que fazia. Eu não pretendo entrar pra história, nem tenho aspirações mirabolantes, mas como dizem, pra crescer precisamos mirar nas estrelas. Sobre a frase, consigo me ver em diversas situações do meu passado sendo medíocre, fazendo as coisas por fazer, sem dar meu melhor. Na verdade, consigo contar nos dedos as vezes que dei meu máximo e elas estão diretamente ligadas à coisas em que sinto que "sou bom" fazendo. Ou seja, dom natural ou sucessos parciais são indicativos de coisas que você tem maior chance de se dedicar.

 Fiz um curso em que me preocupava mais com os amigos e atividades extra classe, que acabava por estudar somente o suficiente pra passar, desonrei a ideia que Senna quis passar na frase ali acima. Comecei academia, obtive alguns resultados mas com o tempo deixei de treinar, fui medíocre. A vida te leva à mediocridade e é difícil sair dessa correnteza de fracasso.

 Não é a primeira vez que esse pensamento me passa a cebeça ao observar pessoas de sucesso, principalmente no esporte e nas ciências, seja o Arnold no bodybuilding, seja Elon Musk no empreendedorismo, seja Newton na física ou Kant na filosofia, todos eles transcenderam a mediocridade. 

 NESSE TEXTO que postei no blog, tive essa mesma ideia mas que acabei não desenvolvendo tanto.

 Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho.
Tomas Jefferson


"Thomas Jefferson foi o terceiro presidente dos Estados Unidos, é o principal autor da declaração de independência dos Estados Unidos."

Vamos excluir a variável "sorte" e vamos focar no "como" e no "o que" essas pessoas tem a oferecer.

 Vontade

  O que todos eles tem em comum? Desejo, uma vontade enorme e infinita de mudar algo ou a si próprio. Seja a vontade de vencer ou superar alguém ou algum objetivo. Eu preciso encontrar essa vontade. 

 O que me vem agora a mente é a minha autocobrança e ansiedade em conseguir ser bem sucedido, mas sem saber onde ou em que. Tenho algumas opções que vou trazer com mais tempo quando desenvolver melhor.

 Adiantando: Desistir não é uma opção. Todos que vencem são persistentes, fraquejar diante das dificuldades não vai levar ninguém a lugar nenhum, por mais óbvio que pareça. Eu já estou disposto a superar qualquer desafio que a vida proponha.

 Bons Hábitos

 Acordar cedo, cuidar da saúde, poupar dinheiro, orar, são pequenas coisas que somadas fazem bem a mente, ao corpo e à alma. Eu não preciso enumerar aqui, pesquise a vida dessas pessoas e veja por sí só.

 Dormir pouco e muito tarde, beber excessivamente, se drogar, frequentar baladas, gastar demais, comer mal, não se exercitar é que não vão te ajudar a ir além. E não adianta relativizar, se não consegue se livrar desses hábitos, assuma que tem uma fraqueza.

 Pessoas

 Aprenda a se desapegar. Já tratei disso NESSE texto, dê uma conferida. Saiba com quais pessoas você vai se cercar, isso afeta sua vida mais do que aparenta.

 Quando encontrar boas pessoas, quem tem objetivos em comum com você, mantenha-as por perto, elas vão te ajudar a ir mais longe ao invés de te atrasarem com críticas e com inutilidades como baladinha todo final de semana. Já falei sobre o networking NESSE texto.

 Honestidade e Caráter

 De nada adiantará tudo isso, se você construir um castelo (o sucesso) sobre um monte de areia. Mais cedo ou mais tarde desmorona, veja os políticos como Sergio Cabral. Conseguiu fama, dinheiro e mulheres com dinheiro de corrupção.

 Hoje está preso, manchado na história e perdeu tudo, inclusive as mulheres.

 Pra mim, mais vale o pouco conquistado com o seu suor e méritos ao muito conseguido através de golpe ou crimes. Como dizem "the life snakes" (a vida cobra).

Esses são os pilares que vou seguir daqui pra frente, e como sempre, prometo voltar e mostrar os resultados. Eu não ganho nada dando essas dicas e fazendo essas reflexões, então, se você acha que te foi útil, faça bom proveito desse conhecimento.

Boa sorte.




Comentários