Se acostume a estar sozinho

  A vida é uma grande caixa de surpresas dinâmica que nós tentamos controlar e planejar da melhor forma possível. As vezes conseguimos, outras vezes tudo sai de controle e precisamos improvisar. Os que tem mais capacidade de se adaptar, se dão bem. A única certeza que temos dessa vida é a morte, ricos, pobres, brancos, negros, homens e mulheres, sem exceção, vão parar sete palmos embaixo da terra (ou vão virar cinzas). A natureza não liga pra ideologia nenhuma, nem comete discriminações.

  Mas o assunto que me veio a mente hoje foi a necessidade urgente de me acostumar a estar sozinho. Como muitos, cresci em uma família estruturada, tive amigos, fui a escola, tive a socialização comum e sem muitos percalços, ou seja, não perdi pai ou mãe, não cometi crimes, não virei um viciado. Sou só um cara tentando ganhar a vida e conseguir chegar onde quero chegar.



  Infelizmente ainda não somos capazes de ignorar sentimentos. Alegria, tristeza, carência, raiva, alegria, inveja, euforia. Por mais que eu tente estancar algumas delas, que me fazem mal ou me levam a tomar decisões erradas, elas estão lá. O papo de destruir o próprio ego é um mito, uma lenda, faça o que quiser com essa informação. Se discorda, te desafio a me provar o contrário aqui nos comentários.

  A solidão total não é possível e nem saudável, muito antes dos estudos sociais e antropológicos, já se tinha a noção de que o ser humano é um ser social e precisa viver em sociedade, ninguém é autosuficiente. O problema é que acabamos seguindo o caminho oposto, os tornando dependentes demais de outras pessoas, seja pra fins práticos e banais como um mecânico, um pedreiro, mas também socialmente, quando nos tornamos reféns de amizades contraprodutivas, relacionamentos destrutivos e outras situações.

  Precisamos encontrar um equilíbrio, não deixar nossos sentimentos falarem mais alto que a razão. A melhor forma que vejo pra isso é valorizando boas amizades, bons relacionamentos mas sem idealizações, ter ciência dos limites e defeitos alheios e dos próprios. Considero importante também a reciprocidade. Eu tenho um problema nesse quesito. Absorvi muito do meu pai, que é o tipo de sujeito que não gosta e evita sair de casa, tem pouquíssimos amigos devido a traíções sorrateiras que sofreu no passado. é necessário avaliar constantemente os esforços que se faz nas relações. Sem se esforçar e cooperar, não se criam laços, por outro lado, sem esforço não há relações sinceras.

  Já deixo claro que relações interpessoais envolvem interesses diversos, e algumas vezes sem sentido, mas existem outras facetas, como afinidade, histórico, passado, objetivos em comum, entre outros. 

  Seja independente, mas não seja um doente isolado. Você pode até evitar traições, situações constrangedoras e outras mas vai ter problemas com seu networking, problemas emocionais e psicológicos, menos oportunidades, nas dificuldades vai acabar sozinho. Repito, mesmo fazendo tudo isso, você pode se ver sozinho e esse é o ponto de todo esse texto.

  Saber lidar com os momentos onde nos encontramos sozinhos. Nem sempre um amigo vai querer ouvir ou ajudar, nem sempre sua parceira vai querer saber dos seus problemas, inclusive, trazer problemas pessoais pra dentro da relação é cavar a própria cova, sugiro cuidado com isso.

  Como disse meu irmão uma vez: saiba aproveitar o tempo com os amigos, o tempo namorando, mas saiba aceitar e aproveitar o tempo sozinho, solteiro, etc.

  Logo trarei novidades. Sei que o pessoal gosta de textos práticos e tudo mais. Farei um resumo dos meus treinos físicos e dos resultados que estou tendo.


Comentários

  1. Grande verdade, Gorlami.

    É difícil encontrar este equilíbrio as vezes, mas acredito que tudo se resume a questão de nossa necessidade de fincar raízes nas coisas/pessoas.

    Acredito hoje em dia que quando tornarmos O MUNDO nossa casa, ficaremos mais tranquilos quanto a este vai e vem de coisas e pessoas em nossa vida... pq desta perspectiva, sempre vai existir algo que vai ocupar o lugar.

    Aquele velho amigo, que as vezes mudou sua forma de ver as coisas e se afastou... aquela mulher que era firmeza e agora começou a ficar fria... o emprego que era promissor e depois ficou uma bosta por algum motivo (troca de gestor e etc)...
    Deixe-os ir... o mundo é nossa casa... outras coisas/vivência/pessoas virão no lugar.

    É um aprendizado que venho tentando consolidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, tornar o mundo nossa casa facilitaria as coisas. Muito bom.

      Excluir

Postar um comentário