Teu sofrimento é falta do que fazer

Sim, o título foi um click bait, conviva com isso. Mas não foi aleatoriamente selecionado.

Vou deixar um relato curto e objetivo de algo que venho passando nas últimas semanas.

A quinze dias atrás comecei um novo período na universidade e meu estágio na área em que estudo. Tudo isso, somado ao frio intenso do inverno curitibano, tiveram um impacto em algumas áreas é sobre isso que quero falar.

Pode ser (nenhuma afirmação categórica aqui) que os pensamentos ruins, tristeza e demais males psicológicos que te deixam pra baixo e afetam seu rendimento e sua saúde, sejam frutos do ócio.

Todos nós precisamos de um lote pra refletir enquanto capina.

Os gregos diziam que o ócio era necessário para aflorar a criatividade e reflexões. Discordo. Pode ser que isso fosse real em uma época em que não haviam celulares, computadores e internet. A vida era lenta.

Hoje, o excesso de ócio abre brechas pra depressão e pensamentos negativos. Recentemente muita coisa aconteceu, inclusive uma ex namorada surgindo em uma tentativa de me tirar a paz. Mas estou tão ocupado estudando e trabalhando, que não tive tempo de me entristecer (nem pra treinar, frio e falta de tempo me desmotivadas).

Se você sofre com pensamentos negativos, tristeza e afins, vença a preguiça e comece a procurar atividades úteis e construtivas pra ocupar sua mente. Uma mente ocupada não tem tempo pra criar problemas. Muita gente, sem perceber, é a causa dos próprios males.

Obviamente, existem patologias psíquicas que precisam de tratamento, mas não é possível que os surtos atuais sejam todos causados por doenças.

Próximo mês começo a academia e volto com todo foco.

Procure seu "lote pra carpir", um hobbie. Boa sorte.


Comentários