Vale a pena servir ao exército? Experiência real!

Vejo muita desinformação, mitos e mentiras sobre a carreira militar e o serviço obrigatório pela internet agora. Vou relatar minha experiência de quase dois anos no Exército Brasileiro.

Alistamento

Como você já deve saber, o alistamento é obrigatório. Reparei em vários casos em que o cidadão diz que não vai por medo de ser selecionado ou abandona o processo. Erro grave! Pra quem não sabe, você se torna refratário (vai ter que se apresentar novamente depois), pois não vai conseguir emprego, fazer matrícula em instituições públicas, tirar passaporte, assumir cargos públicos, entre outros entraves. O sistema cobra.

Em resumo, faça o que é certo e se apresente. Se não quer servir, não seja covarde e deixe isso claro desde o início.

Após comparecer a junta ou fazer o alistamento online, você vai recebem um documento chamado CAM. Não perca isso.



Outro mito que vejo com frequência são os abusos físicos, castigos, tortura, etc. Lenda!

Durante o processo de alistamento você é "conscrito", ou seja, não é um militar. Obviamente não vão falar com você de maneira suave e polida, mas se te encostarem um dedo que seja, procure a justiça que é causa ganha. A orientação aos militares das comissões de seleção é para não mexerem com conscritos até que sejam incorporados.

Não quer servir?

Então deixe isso claro, sempre que te perguntarem.

Dos 300 soldados do efetivo variável (recrutas) que serviram comigo, apenas uma dúzia ou menos serviram contra sua vontade. Isso pode variar, mas não precisa ter medo nem mentir.

Fui selecionado, e agora?

Eu também não era voluntário, estava na faculdade e não queria perder meu tempo.

Sendo sincero, aquela ideia de filme que você tem, onde vai ter que fazer exercícios até desmaiar, ouvir gritos, rastejar no barro, etc, existe, mas não chega nem perto do que sua imaginação te diz.

O período básico de adestramento dura 40 dias, terminado esse período o exército se torna um emprego como outro qualquer, você vai entrar às 07h, sair às 17:30h e trabalhar em alguns finais de semana (conforme a escala). Lembrando que isso vale para aquartelamentos em capitais e cidades maiores. O sistema para o Tiro de Guerra (TG) é diferente, no TG não existe salário e você trabalha somente meio expediente.

Valeu a pena?

No fundo? Sim.

Você vai sofrer um pouco? Com certeza. Mas vai aprender muito, desde técnicas de sobrevivência até como trabalhar com documentos, viaturas, e muito mais.

Servir ao EB é uma experiência única, que eu recomendo principalmente a quem não sabe o que fazer da vida e da carreira, que não está estudando ou está em um emprego ruim. Esse papo de que você só vai capinar, é papo de quem não faz ideia do que fala. Existe sim, um serviço de manutenção as instalações, mas isso não é 5% de tudo que você vai fazer.

Se você já está encaminhado, tem seu negócio ou faz faculdade, eu recomendo que evite, mas somente nesses casos. Um ano da sua vida não vai te matar.

Experiência

Servi durante a copa do Mundo, tive um treinamento diferenciado por conta disso e tive de ficar mais tempo, participando inclusive da missão de pacificação do complexo da Maré.

A relação de irmandade que se forma entre seus companheiros é algo que eu só vi dentro do EB, e a maturidade que adquiri foi absurda, mas também ficaram algumas marcas negativas devido ao estresse, gastrite, insônia, fadiga.

Não vou dizer vá ou não vá, mas desmistifique sua mente e não pense com a cabeça dos outros, pesquise bem e veja se é algo que te agrada e que vá te agregar.

Selva!

Comentários