Cartilha para introvertidos e covardes

   Eu sei que você já quis abordar uma mulher em uma festa, não conseguiu e disse pra si mesmo que não queria, que estava lá só para "curtir a festa". Sei que você já teve que falar em público, apresentar um trabalho ou projeto e ficou extremamente tenso, nervoso e durante a fala não conseguia olhar as pessoas nos olhos. Se você se encaixa nesse perfil, vou deixar algumas dicas que eu, um cara extremamente ansioso, mas que encara o público com frequência, utilizo pra me sair bem. Caso discorde de tudo que eu falei, ou se não funcionar, pense que ao menos você esgotou uma opção.

    Abordar pessoas que você tem interesse, falar em público, se apresentar para uma plateia ou simplesmente manter contato visual por mais de um segundo podem ser tarefas simples pra alguns ou uma tortura psicológica pra outros.

Até o urso polar em extinção tem vergonha da sua atitude covarde!


Respira, p%¨&!

  Quando se está nervoso ou com medo, o corpo entra em estado de alerta. A adrenalina sobe, causando os tremores, aguçando os sentidos e embaralhando os pensamentos. Outra consequência é a elevação dos batimentos cardíacos e a contração involuntária dos músculos, ou seja - seu corpo precisa de mais oxigênio, mas você restringe a inalação de ar. Já deu pra perceber que isso não é bom, certo? Então o primeiro passo é se concentrar em baixar seu BPM cardíaco através da respiração.
"Ah, mas eu não consigo, buá buá" - Dê seu jeito! A sua mente controla seu corpo e não o oposto.

Planejamento. Prepare-se.

  Antes de fazer o que deve ser feito, repasse mentalmente o que você vai fazer e quais as possíveis consequências, isso ajuda a aumentar a autoconfiança, mas esteja ciente de que as coisas podem mudar. O segredo é estar calmo para poder raciocinar melhor e mais rápido. Observe o ambiente, as pessoas, seja analítico.

Racionalize.

  Você é um ser racional, homem, não besta guiada por emoções e instintos. Quando se está nervoso, tendemos a aumentar situações e deixar a emoção tomar o controle. Suprima isso imediatamente e racionalize.

   Por exemplo, as pessoas que tem medo de abordar alguém em uma festa ou qualquer ambiente. Seres humanos interagem a todo tempo, é algo banal, a comunicação é mais velha que a própria fala. O medo de rejeição ou alguma catástrofe é que te torna um esquisito que afasta as pessoas, a insegurança é repulsiva. Quanto mais naturalmente você agir, maior as chances de sucesso. Isso aqui não é um curso de PUA, mas sim um sistema metodológico para se vencer o medo e a insegurança infundadas que cada um cria na própria mente. Não superestime ninguém e nenhuma situação, todos somos seres humanos que arrotamos e cagamos todos os dias.

  Tudo isso vale para as outras situações que citei: apresentações, reuniões e etc. Mantenha o controle de si, respire, não tenha pressa! Dificilmente alguém vai te interromper. Seja claro, não gagueje, saiba o que vai falar para não perder as palavras e principalmente, adote uma postura agressiva, olhe as pessoas nos olhos, aperte as mãos de maneira firme ao cumprimentar.

  E tenha em mente, você não vai melhorar do dia pra noite por ler esse artigo! Trata-se de um exercício diário. Se desafie, ou você se acha incapaz? Fracassado? Vencido pelo medo? 

Você acha que esse cara tem medo de olhar nos olhos ou puxar conversa com alguém? Honre teus antepassados.

Faça o teste. Não garanto absolutamente nada, mas seguindo a tríade: calma, planejamento e raciocínio, muito provavelmente você vai conseguir superar algumas situações com maior sucesso.

Comentários