Por que a experiência é importante?

"Trabalhar é uma merda", "quero distância de mulheres", "vou ficar rico". São palavras comuns na boca de jovens inexperientes, mancebos que arrogantemente consideram que tudo sabem, mas pouco conhecem na prática. Sim, sou jovem, mas sei meu lugar e quando mais novo fui exatamente como esses que critiquei, tenho autoridade no assunto.

Tenho ressalvas quanto ao empirismo (doutrina segundo a qual todo conhecimento provém unicamente da experiência, limitando-se ao que pode ser captado do mundo externo), por rejeitar conhecimentos internos, divinos e/ou espirituais e algumas outras coisas, mas essa filosofia tem seu mérito ao estimular o conhecimento prático.


Boas coisas levam tempo, experiência. Bons vinhos maturam por anos para adquirirem um bom sabor.


Mas o que quero abordar é a prepotência das pessoas, principalmente jovens e adolescentes, em acreditar que tudo sabem, muitas vezes sem ao menos tentar. Exemplo, alguns homens dizem que se recusam a se relacionar de qualquer maneira (seja afetiva, sexual ou profissional) com mulheres, devido aos prejuízos que estas relações podem trazer. Existe alguma verdade nestas afirmações, mas  qual a propriedade e autoridade de um homem que nunca se relacionou antes na sua vida? Não seria isso uma fuga covarde dos desafios? Como diz a sabedoria popular, o pior arrependimento é aquele das coisas que não fizemos. Quase tudo na vida tem solução, não é racional vacilar por puro medo.

Eu vejo um paralelo entre essa situação e o exemplo de um atleta que é convidado a mudar de categoria, mas recusa dizendo que "não é bom nessa modalidade", sem nem ao menos tentar. Os riscos são dividos, realmente, mas a desistência precoce é a derrota mais grave.

NOTA: Este foi um comentário breve, que pretendo retomar futuramente. Atualmente estou imerso em trabalho e estou escrevendo um livro. Em breve trarei mais notícias.


Comentários