Quarentena de Corona vírus?

O título foi um click-bait? Sim. O que eu quero tratar aqui é a busca pela perfeição, depois de uma experiência que tive ontem. Mas aproveite seu tempo livre para ler isso aqui.

Antes de afirmar se é possível alcançar a perfeição, vou deixar claro o que defino como "perfeito". A perfeição total em todos os aspectos da existência é utópica, somente um ser não humano (Deus), seria capaz de algo assim. O que eu quero tratar hoje é a perfeição em atividades específicas da nossa vida, algo mais tangível. Pode ser no seu trabalho, pode ser em investimentos, alguma habilidade pessoal como desenho ou marcenaria, seja qual for a atividade, existe um parâmetro máximo de excelência plena e é isto que chamo de perfeição.

Como cita o ditado: "Mire na lua. Mesmo se você errar, ficará entre as estrelas." - Okay, mas o que isso quer dizer? - É simples, caro leitor. Busque sempre fazer o melhor possível, que os resultados serão proporcionais ao seu esforço.

"Ah, então quer dizer que se eu der meu melhor no trabalho de programador, vou ser o novo Bill Gates?" - É improvável. Mas apesar de não se tornar um bilionário, pode ser que você seja notado por um concorrente que te oferecerá um salário melhor e melhores condições de salário. Gente medíocre e que não almeja a perfeição, estão fadados a estagnar em um ponto e condenados a se frustrarem.

Eu estou no meio da competição que chamamos de vida. Poucas vezes dou meu máximo, e isso é inaceitável. Minhas metas não se importam com meus sentimentos e com meu bem-estar. Nada vai cair no meu colo, as chances de eu não precisar me esforçar pra chegar onde quero são de um pra 60 milhões.

Ontem a noite estava desperdiçando meu tempo vendo vídeos na internet. Tenho o privilégio de dominar o inglês, então tenho acesso a um conteúdo que a maioria dos brasileiros sequer imaginam que existe. Então me deparei com um vídeo sobre a história da romena Nadia Comaneti. Vou linkar o vídeo aqui.


Em resumo, aos 14 anos de idade, ela conseguiu o feito único e pioneiro de conseguir a pontuação perfeita: 10.0. O painel que dava as notas nem conseguia fazer isso! Não achavam que alguém seria capaz deste feito.

Eu já falei sobre Ayrton Senna por aqui, que também serve de exemplo para este artigo. Todos eles davam tudo de si, se pediam a eles que fizessem 10 flexões, eles faziam 15. Se o treino acabava as 17h, eles ficavam até as 18h. Quem quer se destacar da multidão, precisa fazer por onde.

Você pode argumentar que são atletas e que essa é a realidade de esportes competitivos, mas eu devolvo a pergunta: não seria a vida uma grande competição contra nós mesmos e contra o tempo?

A bíblia já nos ensina que os animais, aves e mamíferos, não precisam se preocupar em comprar uma casa ou com o que vão comer, a própria natureza os fornece o que precisam, já o homem precisa trabalhar e construir o seu futuro.

Usem esse texto como estímulo para fazerem e darem o melhor de si.

Comentários

Postar um comentário