Fim da Linha

Não existe professor melhor que a vida. Ela ensina em cada pancada que nos dá, mas nem todos conseguem tirar proveito disso.

Eu sou um desses, reclamo bastante da vida (de barriga cheia) e só agora estou começando a entender onde errei e estou errando. Isso afeta diretamente o meu senso pessoal de progresso, satisfação e "sucesso".

Aproveito esse momento adverso e de mudanças brutais por conta dessa pandemia para fechar esse tópico e recomeçar, bem como farei na minha rotina e nos meus objetivos. Na sequência vou discorrer melhor sobre como cheguei nessas conclusões, a razão pra mudar e como pretendo agir a partir de agora. O que estará próxima seção será um balanço, uma revisão do que vinha fazendo e que pode vir a ser útil para alguns de vocês, mesmo o objetivo sendo uma documentação pessoal.



Como esse "projeto", por assim dizer, não chegou a durar os 5 anos (metas de longo prazo), vou me ater as metas propostas para curto e médio prazo. Vou analisar de onde parti quando criei o diário até os dias pré pandemia.

Final de 2018/Começo de 2019 - Foi a data em que iniciei. Eu estava namorando a mais de 2 anos, desempregado, havia mudado de área recentemente e estava começando um novo curso superior. Sofri um acidente no final de 2018 que me custou meses andando de muletas, estava gordo (20% de BF ou mais) e fora de forma. Sem dinheiro e com um carro encostado em casa.

Em relação as metas:

Saúde/Corpo - Completadas
Financeiro/Profissional - Majoritariamente completadas (preciso me especializar mais, aprender mais)
Estudo - Completadas
Social - Completadas

BALANÇO

Olhando para trás, vejo que apesar de ter completado boa parte das "metas" de curto prazo, me sinto mal e muito distante das ambições iniciais que eu tinha (apesar de ser novo e ter muito chão pela frente). Não vejo um futuro promissor, apesar dos esforços e estou tendo muitas derrotas e fracassos escondidos. Um bom sistema permite que as falhas apareçam e sejam corrigidas, e não é esse o caso. Ao ler esse texto pode parecer que estou sendo bem sucedido, mas não é esse o caso.

ERROS E LIÇÕES

É interessante como a mente humana trabalha. Quando menos se espera, você tem um "estalo" ou um "insight", como preferir, que abre sua mente e expande sua visão. Acontecimentos e fatos aparentemente desconexos são reorganizados na sua cabeça e você percebe a linha de raciocínio que une todas essas informações. Mas para isso é preciso que sua mente esteja atenta, focada e funcionando, tarefa cada vez mais difícil hoje em dia, seja pela rotina e zona de conforto, seja pelo excesso de informação inútil e entretenimento. Esse também estava sendo meu caso. Não estou pagando de arauto do conhecimento e experiência, apenas dividindo um aprendizado.

Tudo isso aconteceu durante um momento de oração em família que sempre fazemos aqui em casa. Estavamos rezando um terço de N. Sra. de Fátima e, durante as orações, comecei a refletir sobre essa minha ansiedade e busca por "sucesso" e sobre como eu estou levando minha vida, principalmente nesse tempo de quarentena forçada pela coerção estatal. Veja, esse momento de oração me permitiu refletir sobre aspectos importantes da minha vida. Oração é importante, e vai além da sua conexão com o Divino, mesmo para os que não acreditam. Aos ateus e pagãos, recomendo que façam algum tipo de meditação. O importante é ter um tempo longe de informações externas e que seja possível uma concentração profunda.

Eu sempre fui um planejador, aspirante a estrategista. Até então, acreditando que é possível prever com certa exatidão como as coisas se desenrolam. Talvez por vir da área de exatas, onde isso é verdadeiro, afinal, é possível recriar fenômenos em laboratório, é possível prever acontecimentos usando experiências e estatística. Acontece que nossa vida não é regida APENAS por eventos previsíveis. Não adianta ter plano A, plano B, plano C, todos ele podem dar errado. Um plano pressupõe condições específicas, se tudo mudar, seu plano vai pelo ralo. Se pegarmos uma amostra de 400 pessoas, com 400 planos diferentes para o ano de 2020, vamos descobrir que 400 planos foram destruídos por conta de uma quarentena não prevista.

Comigo não foi diferente. Mas além de aprender a importância de estar disposto a lidar com o inesperado, a ser flexível e me adaptar a realidade que a vida impõe, eu descobri a razão principal para estar longe de alcançar qualquer objetivo: eu defini metas e objetivos errados, com princípios errados (dentro dos meus valores e das virtudes que quero conquistar). Talvez nada que eu esteja dizendo aqui faça sentido para sua realidade. Todos nós temos um senso moral diferente. Eu como cristão, que acredita na liberdade e no valor do trabalho e edificação do homem, estava sedendo para valores mundanos e seculares, sem perceber.

Recentemente tive contato com um vídeo interessante, de um jovem que está construindo uma máquina inédita que é uma especie de "banda" musical, operada por uma pessoa. Independente da validade desse projeto, ele trouxe um conceito muito interessante para resolver seu problema com desânimo, falta de foco e procrastinação. (Vou deixar o link aqui - vídeo totalmente em inglês - Learning How To Focus and Achieve My Goals). São conceitos simples, que todos nós já ouvimos, mas que são extremamente difíceis de praticar. O primeiro conceito é - Tenha objetivos. 

Objetivos são desafiadores, nos instigam a ir além e a definir caminhos possíveis. Alcançar um objetivo está diretamente conectado com a questão de dopamina/recompensa. Então o primeiro passo, é se desintoxicar de dopamina. Ela nos entorpece, você constantemente premia seu cérebro sem ter feito nada de produtivo (sexo, masturbação, pornografia, videos, séries, bebidas, drogas, tudo que você gosta de fazer no tempo "livre"). Então é necessário se desintoxicar e esse processo é muito pior do que se pode imaginar. É como uma terapia para se livrar de uma droga.

Segundo passo: Analisar criticamente seus objetivos. Precisamos pensar se esses objetivos são bons objetivos realmente, ou apenas um desejo vazio para satisfação do próprio ego. Além disso, as metas precisam ser boas. Mas como assim "boas"? Basicamente, você precisa pensar se suas metas são internas ou externas ao seu alcance. Lembre-se que não podemos mudar coisas que são externas a nós. Pense em um tenista que vai jogar uma partida. Ele pode ter dois objetivos diferentes. Pode pensar "eu vou ganhar essa partida" ou "eu vou jogar o melhor que posso para aumentar minhas chances de vencer a partida". O primeiro pensamento não leva em conta fatores externos que são alheios ao jogador, um tipo de meta que não se pode garantir por si só. No segundo pensamento, para alcançar a meta, o jogador depende apenas de si mesmo. 

Trazendo isso para minha realidade - dizer que quero ter uma casa, um bom emprego, um salário de 5 mil e coisas do gênero é agir como o primeiro caso do exemplo anterior. Conseguir tudo isso depende sim de mim, mas existem variáveis como sorte, indicações, minhas limitações e capacidades, minhas escolhas, etc etc. É impossível prever, 100% da vezes, as consequências dos próprios atos. Nós temos uma noção, mas nada é garantido.

Esse é apenas um erro nas minhas antigas metas. Vamos em frente.

Duas simples perguntas que podem fazer repensar nos objetivos são: "Qual a razão para querer isso? Simplesmente, porque?" - A depender da resposta sincera, é possível repensar algumas coisas. Por qual razão eu quero bater 100kg com BF baixo? Manter um shape desse porte custa caro, exige treino pesado, dieta regrada, gasto com AEs e um estilo de vida onde é necessário sacrifícios como festas, bebida, doces, frituras e outros. Esse é apenas um exemplo. Outro poderia ser - "Pq eu quero ter um Audi RS5?" - Quando um sedã médio faz o mesmo serviço, com praticamente o mesmo nível de conforto e não vai me custar uma fortuna de IPVA e manutenção. Claro, você pode dizer: simplesmente por que eu quero o status e atrair as piranhas. O importante é compreender a raíz por trás desses desejos. Status, aprovação de pessoas irrelevantes, sentir-se parte de um grupo ou ser desejado pelas mulheres. Tudo isso são coisas que abomino e estava presentes indiretamente em algumas das minhas metas.

Mentir pra si mesmo não vai te levar a lugar algum e vai te trazer muita frustração no futuro.

PRÓXIMO PASSO

Já escrevi muito, então vou sintetizar. Se você leu até aqui, parabéns e obrigado, espero que tenha absorvido algo de útil. Vou refazer todo esse projeto de uma maneira diferente e com metas diferentes. Sem planejamentos mirabolantes e ciente que preciso dar o melhor de mim. 



Pretendo implementar mudanças graduais e duradouras, começando imediatamente. No próximo artigo vou abordar melhor essas questões e vamos descobrir se vai surtir efeito ou não.

Comentários