Como cozinhar?

Você é o que você come. Comer bem, vai te tornar saudável, mais feliz, em melhor forma. Não saber cozinhar te torna refém da boa vontade alheia ou de restaurantes, fast foods de origem duvidosa e desconhecida. Aprender a cozinhar, ao menos o básico, é uma questão de sobrevivência e independência.

Digo por experiência, como qualquer nova habilidade o começo pode ser frustrante, mas com persistência para não desistir nos primeiros fracassos, é possível dominar quase qualquer coisa. Preparar alimentos comuns não é segredo e seguindo qualquer receita e com alguma prática é possível impressionar as pessoas.


Ignore tudo que já viu em programas de cozinha.

Recentemente dominei alguns pratos como macarrão carbonara (que fracassei miseravelmente na primeira vez que tentei fazer), torta banoffe, churrasco, arroz, variações de ovos, bife, frituras, panquecas e algumas coisas mais. Para exemplificar os detalhes que só se aprende na prática, vou falar sobre hambúrguer artesanal, que levei três tentativas para acertar.

Um adendo - lembre-se, cozinhar NÃO É SUBMISSÃO. Cozinhar para si é independência, cozinhar para alguém é demonstração de preocupação e afeto. Eu não pretendo ser mordomo ou cozinheiro de ninguém, mas para morar sozinho, para manter meu shape e cozinha de maneira "limpa", preciso aprender a nobre arte de preparar alimentos.

Voltando à receita.

Tudo começa na compra dos ingredientes. É importante seguir uma receita para não comprar ingredientes errados e quantidades equivocadas. Para esta receita comprei cheiro verde, 300g de coxão mole, 300g de carne moída de primeira (do próprio mercado), sal, ovos e pimenta do reino. 

Hora de colocar a mão na massa. Separei as carnes, cortei o cheiro verde em pedaços pequenos, reservei os temperos. Misturei todos os ingredientes em uma cumbuca. A essa altura já aprendi que o ovo serve para impedir a carne de esfarelar quando assada. Os condimentos ditam o sabor. A gordura é importante para dar sabor e textura, uma carne magra demais vai deixar o hambúrguer seco e com pouco gosto. Depois de misturar tudo, reparei que a mistura estava pastosa demais, não segurava forma. Depois de algum tempo de cozinha você aprende que para "engrossar" a consistência de qualquer coisa, se acrescenta farinha de trigo. E assim o fiz.

Feito isso, hora de dar forma aos hambúrgueres, separando pequenas bolinhas de carne, com aproximadamente 120g cada. Relaxe, não é uma ciência exata, mas pode usar uma balança se quiser.

Feito isso, hora de assar as iguarias. Você pode usar uma frigideira, um grill, airfryer, fica a seu critério. Neste dia resolvemos assar na churrasqueira. Nada supera fogo da brasa. Para hambúrguer, usei chama alta. Coloque-os na grelha e fique atento, quando o sumo (líquido da carne) subir, hora de virar. Aguarde até que ambos os lados dourem. Coloquem queijo por cima após virar (caso queiram), e pronto. Você já pode se gabar do seu hambúrguer gourmet home made.

Com esse pequeno relato, quis deixar claro que não existe dificuldade pra aprender algo útil, indispensável e que basta se atentar aos detalhes, como a questão do sumo subindo para virar a carne.

Não deixe sua mente te limitar, meta a cara e faça!

Comentários