Ansiedade - Como superar

Ansiedade: É um sinal de alerta, que permite ao indivíduo ficar alerta a um perigo iminente e tomar uma medida imediata quanto a isso. Um mecanismo evolutivo útil para nossa sobrevivência. Nada mais é do que um conjunto de sensações físicas que podem incluir aperto no peito, suor, mal-estar, palpitações, inquietação, preocupação excessiva. (fonte)

[Imagem: anxiety.png]

Em casos mais graves pode levar a depressão, tristeza profunda, isolamento social, falta de entusiasmo com a vida (fonte) e problemas cardiovasculares.


O transtorno de ansiedade e a síndrome do pânico se agravam com fatores de risco tradicionalmente reconhecidos como causadores de doenças cardiovasculares, caso de obesidade, tabagismo, pressão elevada, colesterol alto, diabetes, sedentarismo…


Meses atrás fui diagnosticado com ansiedade (o mal do século, provavelmente causado pela era da informação, onde tudo é rápido demais), causado por estresse (principalmente devido a problemas durante serviço militar obrigatório, que relatarei futuramente). Antes de procurar orientação profissional com o psicólogo, eu considerava isso uma frescura, mas os sintomas estavam começando a interferir na minha vida: nenhuma paciência, explosões de raiva com pessoas próximas, extremo estresse em situações de pressão (inclusive no trabalho), fala acelerada, entre outros menos graves.

Não foi muito difícil para a profissional me diagnosticar, e após, o tratamento não foi muito esclarecedor ou efetivo: "você deve controlar sua respiração, deve se controlar e procurar se acalmar". Fiquei PUTO, afinal, não pago plano de saúde para ouvir que devo me controlar. Então, após pesquisar por artigos acadêmicos sobre o assunto cheguei a algumas conclusões que apliquei em minha rotina e que surtiram efeito.

Quero deixar claro que o que escrevo aqui não se trata de um texto científico, mas sim com bases empíricas e comprovadas no meu caso. Se perceber que compartilha dos sintomas, procure ajuda especializada.

A ansiedade vai te atrapalhar no seu trabalho, na sua vida sexual, na sua saúde, nos seus estudos e segundo a OMS, é a doença mais comum no planeta, creio que qualquer tentativa de conscientizar nosso meio sobre isso seja válida.

Voltando, a psicóloga não estava equivocada, mas descobri por conta própria que precisava refletir sobre meu problemas. Após tomar consciência, meditei sobre como iria tomar o autocontrole. A resposta foi: pensar mais, agir de menos. A ansiedade leva a impulsividade. Ao pensar antes e durante as ações, se torna possível AVALIAR o que se está fazendo.Primeiro passo: pare por algumas horas, se isole, para pensar em sua vida e em seu comportamento, mas cuidado para não divagar. Caso perceba que não consegue se concentrar, escreva enquanto pensa, ajuda a criar uma linha de raciocínio.

Segundo passo: Comece a praticar atividades físicas regularmente. Ao me tornar sedentário, meu nível de estresse começou a aumentar exponencialmente, em razão do tempo. Começar uma atividade (no meu caso, corrida e musculação), vai exigir força de vontade (gosto do termo em inglês: WILLPOWER, literalmente o PODER DE FAZER). Se estiver com problemas para começar, leia estetópico.

[Imagem: willpower-quote-arthur-schopenhauer.png]

Atividade física é uma forma viril de reduzir o cortisol. Este demônio chamado cortisol irá te presentear, assim como fez comigo, com gastrites, úlceras, refluxo, calvície, aumento de gordura, maiores chances de ter ataques fulminantes, REDUÇÃO DE TESTOSTERONA, entre outros. Não desista, após 2 ou 3 semanas de adaptação, a atividade física se torna prazerosa. Recomendo estipular metas para fomentar a competitividade, homens devem ser competitivos, e assim você não vai acabar desistindo.

Terceiro passo: Corte a masturbação. Não tem segredo. Já existem outros tópicos abordando este caso em particular.

Quarto passo: Ocupe seu tempo e sua mente, seja estudando, seja trabalhando. Pra mim, o desafio de mudar de curso e gerar alguma renda, estão sendo desafios que ocupam minha mente e estão me fazendo evoluir. Pela primeira vez na vida estou estudando com consciência e convicção do que eu quero para mim. Não estude por que alguém mandou ou para ficar rico, estude para ser INTELIGENTE.

Quinto passo: Se você tem uma religião, pratique-a! É a melhor forma de aliviar o espírito e meditar sobre sua vida. Descubra quem você quer ser e onde quer chegar, esse tipo de incerteza é lenha para fogueira, quando se trata de ansiedade. Se você não professa nenhuma fé, apenas medite.

**Lembrando que não há uma cura para ansiedade, mas estes passos vão diminuir drásticamente os efeitos e as chances de ter crises.

Comentários