Dinheiro e sucesso no Brasil

Continuando o tópico anterior "Como ganhar dinheiro no Brasil".

Os outros dois caminhos que restaram são óbvios, vou explicar melhor abaixo, mas antes precisamos definir o que é sucesso e satisfação pessoal.

 Eu disse anteriormente que é quase impossível ficar rico sendo funcionário e ganhando pouco, o que é verdade, mas é bom deixar claro que ser rico e ter sucesso são coisas diferentes, ou como você explica a quantidade de milionários que se matam ou entram em depressão?

Vale a máxima que sua avó sempre disse e você ignorou - Dinheiro não é tudo. Defina quais são seus objetivos, depois escolha como vai chegar lá. Meu objetivo de vida é ter renda o suficiente para trabalhar o quanto eu quiser, ter condições de pagar minhas contas e poder viajar sempre que quiser. Entendeu? Eu não quero mansões, carros de luxo, festas VIP, nem nada dessa idiotisse que só consome dinheiro e exige responsabilidades absurdas. Já parou pra pensar no estresse que um Elon Musk, que um Bill Gates passa? Não é fácil administrar um império de sucesso, não atoa eles colocam outros otários ambiciosos para trabalhar por eles.

Depois de deixar isso claro, vamos as outras duas opções.

A primeira é ser concursado. Isso aí, seu tio estava parcialmente certo em mandar você prestar concursos. Se você optar por esse caminho, vai ter que estar bem ciente de que vai precisar estudar muito e por muito tempo. Estudar para uma ou duas provas e desistir não basta, você vai ter que se tornar uma máquina! Estudar, estudar, estudar (e treinar, físicamente falando) até passar em um concurso bom. Depois disso, vai continuar estudando até passar em um concurso melhor, é um caminho que não termina. Quando você conseguir um salário aceitável, vai começar a investir pesado, seja no mercado de ações, seja em um empreendimento, mas você vai precisar investir alto, nem que seja 70% dos seus ganhos (30% sempre serão para pagar as contas que não dá pra se livrar). Nem que tenha que perder amigos por não poder ir pra festinha, ou pra balada gastar R$300 e sair sozinho. Tudo aqui depende do quanto você deseja chegar ao seu objetivo! Pode ser que somente garantindo sua aposentadoria você já sinta que conseguiu o que queria, outros vão querer mais e mais, num ponto que vai começar a acumular o dinheiro.

Entenda, meu objetivo aqui não é entregar uma receita de bolo de como ficar rico. Eu estou mostrando o caminho, outras dicas você pode encontrar mundo a fora.

A última opção não é nem uma opção isolada em si, ela deve estar presente em todas as outras: empreendedorismo! Somente agora esse assunto deixou de ser algo intangível e passou a ser consenso geral, mas alguns idiotas insistem em não acreditar nele. Eu mesmo pensei que não era pra mim! Mas já parou pra pensar como o empreendedorismo é incentivado em países desenvolvidos? Como as pessoas trabalham pesado e sonham em ter seus negócios lá fora? Esse sentimento de trabalhar para você mesmo parece ser o combustível para eles.
O Brasil quer fazer você desistir de empreender, seja impondo taxas e impostos abusivos, seja através da militância que prega contra o capital, seja com seus "amigos" e parentes dizendo que você não vai conseguir. Você deve transcender tudo isso, puxar para perto de si quem te apoia e arriscar.

Vai, meta a cara, faça, erre, aprenda, tente novamente. Em algum momento dará certo, eu garanto, pode me cobrar.

Algumas outras dicas para empreender: aprenda tudo sobre o negócio que você pretende abrir (trabalhe um tempo como funcionário, pegue todas as dicas e macetes). Se você pretende ser investidor, estude MUITO, nunca pare e saiba diversificar e identificar oportunidades (quem comprou bitcoin a preço de banana alguns anos atrás que o diga). Conhecimento é poder! Quanto mais você souber, quanto mais informações tiver, mais você terá chances de sucesso. Não se esqueça que a chance de você quebrar a cara é muito maior do que a chance de ter sucesso! Mude isso através do conhecimento.



Mas antes de tudo isso, esteja ciente de que você vai ter que trabalhar sim, vai ter que ser peão, receber ordens e aceitar esporros calado, não tenha nojinho de trabalho, nojento é ser um vagabundo. O emprego ainda é a única forma de conseguir levantar capital, certo? Então, quanto melhor o emprego, mais você irá acumular e antes poderá escolher qual caminho seguirá para ter sucesso. Sabendo disso, como você vai fazer para conseguir um bom serviço? Isso aí, investindo em você!

Faça senai, senac, cursos, tudo que for possível pra passar na frente de todos em uma entrevista. Inglês já é obrigação, aprenda mais uma língua. Se você já trabalha, se especialize e se torne mestre na sua função. Por exemplo, se você é um mecânico, faça um curso de tornearia e um curso de CNC, logo você poderá ir atrás de vagas melhores, já que você é mestre em tornearia e fabricação. Entendeu a lógica?

Não seja precipitado, eu mesmo estou me mordendo de vontade de empreender, mas sei que preciso investir no meu conhecimento para conseguir bons salários.

Somente o papiro (estudo) liberta!

Boa sorte.

Comentários