Hobbie Útil - Sobrevivencialismo e Bushcrafting

"Sobrevivencialismo é o termo usado para descrever a cultura de preparação e estratégias de sobrevivência adotadas por grupos ou indivíduos para se precaverem de possíveis problemas naturais, políticos e econômicos que venham a ameaçar sua existência." 


   Devo admitir, quando fui apresentado a essa, vamos dizer, modalidade ou filosofia, achei loucura, assim como muitos de vocês podem pensar. Fiquei mais espantado ao descobrir, através de um amigo que conheci durante o período em que servi as forças armadas, que existem muitas pessoas e grupos que seguem essa filosofia.
   Depois de pensar muito sobre o assunto e analisar mais profundamente as notícias ao redor do mundo atualmente, principalmente sobre o avanço de ideologias esquerdosas em terras brasilis, deixei de encarar o sobrevivencialismo e preparação como uma loucura, seguida por lunáticos, e passei a considerar esta opção.
As origens deste movimento são muito variadas, incluindo políticas governamentais, iniciativas civis, crenças religiosas, obras literárias de não ficção ou de ficção apocalíptica. Nos EUA e na Europa ocidental, havia programas de defesa civil durante a guerra fria que estimulava comportamentos sobrevivencialistas, como a construção de abrigos, treinamento para crianças.

Atualmente, os praticantes do sobrevivencialismo e preparação (assim como o bushcrafting), se preparam para algum evento de crise local ou regional, alguns podem imaginar que estou falando de ataques alienígenas ou ataque zumbis estilo The Walking Dead, mas não, eles esperam por eventos como uma possível guerra civíl, terremotos, bombardeios, entre outros.
A prática consiste básicamente de adquirir técnicas, conhecimento e objetos que tornem possível a sobrevivência em um ambiente de crise.
Numa crise o estado não vai te ajudar em nada, na verdade, vai cortar sua água, sua energia e se puder leiloar seus bens, ele fará isso. Reflita bastante sobre essa afirmação.

Cada um se prepara para um tipo de situação que acha que pode acontecer e sempre digo que qualquer preparação é válida, afinal uma preparação para ataque de zumbis (é inevitável pensar nisso, seja sincero) pode ser servir também para uma crise econômica, já que provavelmente ela vai envolver por exemplo um estoque de comida. Seja qual for a sua escolha ela é válida, o importante é se precaver.

Além dos ganhos óbvios da preparação em relação à segurança e sobrevivência em situações de crise, existem diversos fatores que corroboram para um estilo de vida melhor e mais saudável. Seu preparo físico tende a melhorar devido às caminhadas e situações que exigem mais do seu corpo. O contato com a natureza com certeza fará bem à sua mente, baixando os níveis de estresse, ansiedade, etc. Respirar ar puro é sempre bem vindo. Fazer trilhas e acampamentos de vez em quando é uma boa forma de colocar os conhecimentos em prática, testar novas técnicas, etc. Ir para o mato fará bem para retirar toda a frescura que a vida urbana coloca no seu corpo, alguns vícios que te tornam fraco.



Em breve irei explorar alguns locais aqui na minha região. Trarei um relato da próxima empreitada mato a dentro e as experiências que são envolvidas. Desde a época em que servi (aproximadamente 2 anos), não faço um acampamento deste tipo.

Lembrando que a prática desse tipo de atividade possui baixo custo, pra começar basta apenas sua vontade, uma boa faca, corda e uma vestimenta adequada. *Óbviamente com o conforto, os custos sobem e tendem ao infinito, existem infinitas parafernálias para acampamento, trekking, etc.

Estou começando nessa área, e talvez existam leitores aqui que já conhecem e já são preparadores/sobrevivêncialistas, e que provavelmente saibam muito mais sobre o assunto do que eu.

Caso se interessem pelo assunto, vou deixar alguns sites de referência:

https://www.youtube.com/user/Sobrevivencialismo
http://www.sobrevivendo.com.br/

Comentários