Hobbie Útil - Forja Artesanal

Seguindo o consenso geral de que devemos nos dedicar a tarefas viris, construtivas e rentáveis para ocupar a mente e o tempo ocioso (tal como capinar lotes, derrubar paredes, etc), decidi comentar sobre um projeto antigo que ainda não realizei completamente. 

Uma FORJARIA rústica e simples, de fundo de quintal mesmo. 





Escopo básico

Não adianta querer começar forjando espadas medievais entalhadas à mão, katanas incrustadas de pedras...comece pequeno, forjando pequenas lâminas e objetos (eu particularmente tenho preferência pela cutelaria), pra não desistir já de começo. 

Vivemos na era da informação, em qualquer lugar você acha fóruns, artigos e videos que ensinam 50% ou mais do que você precisa saber. O restante se divide em conhecimento teórico e experiência prática. Vou cuidar em não ser prolixo em assuntos simples e de fácil acesso (qualquer dúvida, comente abaixo, e também, deixarei links de referência), vou focar no conhecimento teórico aplicado e explicar o por que das coisas.

Estrutura


Basicamente, será necessário providenciar um local adequado (coberto, piso não pode ser de madeira por que você não quer um incêndio, e com algum espaço livre). Uma bancada ou mesa para ferramentas. Um forno. Ferramentaria básica. Testosterona elevada.

(Posteriormente postarei fotos do local escolhido e as ferramentas que vou comprar no final de semana).

Nesse link você descobre o básico necessário:
Forja a Carvão

Não esqueça:
-EPI: avental ou jaqueta de couro cru, luvas de couro cru, bota grossa (você não vai querer uma chapa de aço à 1000°C caindo no seu tênis de 500 conto), óculos de proteção. Você é bruto, não um idiota inconsequente.


Algumas referências:


https://www.youtube.com/channel/UCRQuUGilWolXAsX2yqDrGHQ


https://www.youtube.com/user/alectheblacksmith


Comentários