Valores - Segredo para o Sucesso


Muitos podem não entender ainda o que significa ter valores ou podem não conseguir reconhecer os seus. Por isso escrevi esse texto.

Valores pessoais são certezas que te impedem de tomar decisões que você consideraria errada, ruim, uma idiotice completa ou muito prejudiciais, são subjetivos.

Não tomar café, não comprar coisas de determinada cor, não casar, não ter filhos, não pegar mãe solteira ou baladeira, mesmo podendo fazer tudo isso, são valores e redirecionam sua vida.

É o ponto final que te faz seguir o melhor caminho, são pessoais e cada um tem o seu. Você vai encontrar outros com o mesmos valores que o seu, como aqui na Real, mas eles sempre serão subjetivos. Por isso, tenha bons valores, mas antes reconheça os seus.

Quando você diz que vai conseguir um emprego esse ano mas não faz nada, então é porque seu valor (conseguir um emprego) não está claro na sua mente, não é algo sério para você. Se não vai se relacionar com uma mãe solteira, mas cede para primeira que aparece, então ainda não é algo sério para você. Reconheça esses valores, julgue racionalmente eles e os torne definitivos, pois eles impedem que você erre em alguma coisa, esse "erro" é subjetivo.

Anote mentalmente seus valores sobre relacionamentos (não pegar certas mulheres), sobre o dinheiro (não gastar com luxos), sobre a família ("amo minha mãe, pai, irmãos"), amigos (não quero amigos de esquerda) etc. Isso é necessário devido ao caso de muitas vezes seus valores pessoais passarem diariamente pela sua mente, mas você não tomar consciência deles. Pense nos seus valores, use sua razão para julgar sua validade e os torne conscientemente definitivos ou não, pois seus valores impedem um erro maior e te levam a um caminho melhor, dependendo do caso pois podem estar te sabotando.

Texto por "O Incansável"



É necessário ter valores e princípios também (que nortearão seus valores e objetivos além de toda sua conduta), ambos bem claros e fundamentados consigo mesmo. Entretanto, de nada servem se não forem colocados em prática. Não há nada mais desprezível que um hipócrita, principalmente no aspecto da falta de honestidade pessoal.

Princípios: são a base para a formação de valores. É a essência de tudo, a causa primaria, como a honestidade, o respeito e a virtude. São universais.

Valores: determina a forma de se comportar e interagir com outros indivíduos e com o mundo, esses valores precisam ser importantes para você. São pessoais e contestáveis, mas importantes.

Objetivo: é um fim que se deseja atingir, é a ultima meta, é a finalidade que seus princípios somados aos seus valores irão ajuda-lo a atingir.

Comentários