Como se Organizar - Bullet Journal

Complementando o post sobre organização, segue abaixo (fonte: Fórum).

“Um bullet journal nada mais é do que um caderno que você usa fazer uma coisa chamada rapid logging, ou seja, anotar rapidamente as suas tarefas do dia. O objetivo é tornar as suas listas de afazeres em uma coisa prática e fácil.”

Por Lawlyet Leonardo



Se você procurar pelo termo “bullet journal” em redes sociais como Tumblr, Pinterest, Twitter ou Instagram, encontrará milhares de resultados. Em belas imagens, usuários do mundo inteiro demonstram talento, organização e criatividade em suas agendas.


Criado pelo designer Ryder Carroll, o método ganhou a internet em 2015, quando um vídeo explicativo de como utilizá-lo foi postado no Youtube. Parece um mundo distante, mas qualquer um pode adotar o sistema que tem como objetivo “acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro”.



Como a ciência já provou que ter uma agenda pode fazer bem para a sua saúde — diferentes pesquisas mostram os benefícios de escrever à mão e externalizar suas metas, desejos e memórias —, resumimos o passo a passo de como adotar o bullet journal. Confira:



Só dois objetos são essenciais para o  bullet journal: um caderno e uma caneta. Você pode acrescentar outros materiais, como canetas coloridas, adesivos e post its, de acordo com a sua vontade.



A primeira folha do caderno é destinada ao índice, onde você definirá quais itens farão parte da sua agenda e em quais páginas eles poderão ser encontrados. Metas para o ano, listas de contas, compras e leituras são alguns exemplos que você pode incluir. Ao organizar a estrutura da sua agenda, você deixa de perder tempo procurando informações básicas da sua própria vida quando estiver na correria.


As duas páginas seguintes serão destinadas a uma pequena versão do calendário dos próximos meses do ano. O objetivo aqui é que você já deixe registrado quais serão os principais acontecimentos daqueles meses: aniversários, celebrações, faturas a serem pagas, consultas médicas — coloque no papel todas aquelas datas importantes que você geralmente só deixa guardadas na sua própria cabeça.


[Image: bullet-journal.gif]

Em seguida, crie listas de cada mês. Na topo da página do lado esquerdo, escreva o nome do mês. Abaixo disso, liste os dias do mês, um seguido do outro. Na frente de cada número, especifique qual dia da semana será, usando a primeira letra do dia (exemplo: D para domingo, S para segunda-feira, e assim em diante). Veja um exemplo:


[Image: bulletjournal.gif]

Na página à direita, faça sua lista de objetivos para o mês. Coloque um traço ou desenhe uma caixinha na frente de cada uma delas. Dessa forma, você pode fazer uma marcação ao terminar cada tarefa.


[Image: bulletjournal1.gif]

Não esqueça de escrever os números das páginas no índice após terminar cada etapa. 


Um dos méritos do bullet journal é fazer com que as pessoas consigam enxergar os vários passos necessários para alcançar seus objetivos. Por isso, o próximo passo é criar listas diárias de tarefas e objetivos. Elas podem ser curtas, apenas com o essencial, ou mais detalhadas, de acordo com a sua preferência. Assim como as listas mensais, as diárias podem ter desenhos que indicam que a tarefa já foi completada ou que é mais urgente que o restante.


Quando um mês acabar, crie uma lista específica e as diárias para o próximo. Durante o processo, volte nas páginas do mês que se encerrou e veja quais foram as tarefas ou metas que não foram cumpridas. Determine quais delas ainda valem a pena ou precisam ser feitas e as copie na nova lista.


Além do calendário e das listas mensais e diárias, você pode criar seções da agenda destinadas a desenhos, listas de livros, filmes e séries, planos para viagem, entre outros. O segredo é deixar um espaço entre elas e as as páginas das tarefas e sempre fazer as marcações no índice, para as coisas não ficarem perdidas na própria agenda.


Vale ressaltar que não existe um método que funcione bem para todo mundo. Por isso é importante experimentar com diferentes sistemas ou adaptá-los, até que você encontre um para chamar de seu. Boa sorte!





Comentários do Guardião:



Esta é uma forma avançada de utilizar o sistema abordado acima. Caso alguém queira tentar, compartilhe aqui como foi a experiência e se deu tudo certo. Segue abaixo mais informações:



Tutorial passo a passo: http://bulletjournal.com/get-started/



Site com diversas informações interessantes:




Modelos para imprimir:




25 dicas para usar no seu Bullet Journal:




Inspiração para capas do mês:


Comentários