Faculdade é ilusão!

Faculdade não vai te garantir nada, além de um diploma pra esfregar na cara dos parentes chatos.

Já começo o texto com esse chute na cara e posso provar que isso é verdade.


Satisfação no olhar de quem não precisa de diploma pra nada.

Até os anos 90, antes do advento tecnológico e de informação, a grande massa dos brasileiros, provavelmente seus pais são parte dessa geração (ou você mesmo), se contentavam em terminar o ensino médio e complementar com algum curso do SENAI. Isso era suficiente pra conseguir emprego e se sustentar.

Agora pense você, 2019, Brasil se recuperando de uma crise grave, 13 milhões de desempregados e só um diploma de ensino médio e um curso de informática a distância. Amigo, a coisa vai ficar feia pra você, mas sabe o que é pior? Junto com você, vão estar dois engenheiros formados na uniesquina e três alunos de administração, todos disputando a mesma vaga. O engraçado é que você vai ter as mesmas chances que todos eles, e se tiver experiência, é arriscado conseguir a vaga que vai estar pagando um salário mínimo e VT.

Esse papo de democratização do ensino superior é uma lenda populista que banalizou o diploma. Isso aí, se você não fizer medicina ou algum curso tradicional (engenharias, contabilidade ou BCC) em alguma federal, pode pegar seu diploma e usar pra enxugar suas lágrimas.

Pesado? Sim, com certeza. Mas aqui trabalhamos com a verdade, a realidade dos fatos.

Ignore tudo isso se você pretende ser concurseiro ou ingressar na academia como pesquisador ou professor.


Só uma graduação não vai te garantir emprego, por isso, se especialize, faça cursos, aprenda outra língua e faça seu networking. Cursos técnicos são bem vindos também.

Se você já faz faculdade, faça estágios desde cedo e saiba separar o joio do trigo. Dê prioridade para matérias técnicas, busque saber o que o mercado exige para seu setor. O que mais vejo por aí é engenheiro se formando sem dominar softwares essenciais, administradores idem. Crie diferenciais.

Esteja ciente de que tudo isso pode não ser o suficiente e que você pode acabar ganhando menos que o pedreiro que reforma sua casa. 


Quer fugir disso? Quer saber a razão disso tudo e como ganhar dinheiro?

Talvez isso aqui ajude link- Como ganhar dinheiro no Brasil.

Comentários