Academia para iniciantes - Dicas

Nesta semana completo um mês de treino. Já treinei antes mas fiquei muito, mas muito tempo parado e agora estou decidido a tornar essa atividade em um hábito de vida.

Eu me olho no espelho e não me sinto satisfeito com o que vejo. O fato de ter servido ao exército e ter, no passado, adquirido um shape bacana contribui para piorar a situação. Ficar sentado reclamando não vai fazer a barriga de cerveja desaparecer nem fazer meu braço aumentar.

Em conversa com alguns bodybuilders (marombas), identifiquei alguns erros que eu estava cometendo e vou compartilhar com vocês, de graça!
 


Dilema do falso magro

Se você é daqueles que tem dificuldade em ganhar massa magra (músculos) e tem facilidade em acumular gordura, principalmente na barriga, mas não é visto como gordo, você é o falso magro. Li muito artigo por aí, mas ninguém abre o jogo com franqueza e a dúvida se perpetua. Agradeçam ao politicamente correto.

De forma direta e resumida: mesmo pançudo, você precisa ganhar músculos, e como não é possível emagrecer e ganhar massa magra ao mesmo tempo, você deve escolher uma estratégia. Se optar por perder a barriga e fazer um cutting (défict calórico), vai sumir, virar um magrelo. Caso queria fazer como eu, começar um bulking limpo de longo prazo, prepare-se pra conviver com a barriga por um bom tempo, mas crescendo.

O bulking limpo é simples. Você precisa descobrir sua taxa metabólica basal, ou seja, o valor em calorias que você precisa pra sobreviver. Como eu sei que você é preguiçoso, use as calculadoras online. Feito isso, adicione 500cal e calcule os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gordura) conforme orientado. Existe uma infinidade de materiais disso na internet. O importante são os 2g de proteina por quilo e, por favor, não ignore os carboídratos, eles fazer você crescer.

E lógico, alimentos devem ser o mais naturais possíveis, nada de processados e embutidos (fastfood, industrializados, açucar, etc).

Treino e dieta, dieta e treino

Se ir treinar é um problema pra você, desista agora ou mude a mentalidade. Se você tiver mais de 20 anos, já deve saber que fazer coisas desagradáveis e que você não curte, são necessárias. Eu, particularmente, estou tentando tornar o treino um estilo de vida, um hábito. Todos os dias dando o melhor que tenho.

Quem já se estagnou sabe como é ruim. Dor e sofrimento devem ser suas aliadas.


Comentários

  1. CARALHO, tá ai um erro que eu cometi praticamente todo ano de 2019...

    Puta que pariu, eu sou o tal do falso magro, então intuitivamente estava ingerindo MENOS calorias pra perder gordura. Mas sem uma massa muscular consistente, como é que iria ter uma perda saudável?
    Recentemente me dei conta desse erro e comecei o BULKING LIMPO também...

    Fiquei puto de ter descoberto isso só recentemente kkkk. Mas vamos lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o feedback, realmente é de se indignar com um erro tão primário.

      Excluir

Postar um comentário