Promessas

Todo final de ano muita gente segue o ritual: promessas para o novo ano, traçar objetivos e metas, mudanças a serem feitas, hábitos a mudar. Esse rito se repete ano após ano mas muito pouco é feito na prática. Não me entenda mal, eu mesmo defini alguns objetivos de curto prazo para o ano, o problema é o alto nível de desistência pelo caminho.

Por mais pessoas que te ajudem e façam parte do seu convívio, seu crescimento é individual.

Seja esperto - diminua seu sofrimento

O primeiro erro que identifiquei em mim e vejo que é comum entre as pessoas é não adotar o método cartesiano (que sou defensor por testa-lo e ver que realmente é funcional), ou seja, traçar metas enormes, absurdas, abruptas demais. Qual o resultado? Ao se depararem com as dificuldades que o desafio impõe, acabam desistindo. Imagine um atleta iniciante, que mal suporta correr alguns quilômetros, se inscrever para uma maratona de 42,2 km. Independente da forma física que ele esteja, o fator psicológico vai ser um limitante e ele provavelmente vai acabar desistindo. Um desafio como esse exige mais do que somente o físico, exige um preparo mental, confiança, entre outros fatores.

A teoria de Descartes diz que devemos tomar grandes problemas e dividi-los em problemas menores e mais fáceis de serem assimilados e resolvidos, além de tomarem menos tempo. Vou além, digo que a sensação de dever cumprido ajuda a motivar você a continuar no caminho correto. Falei mais sobre isso no primeiro texto que publiquei por aqui - LINK .

Aprenda a planejar com eficiência

Não seja mais um na estatística, que planeja e não executa ou não segue o planejado, ou então que vive reclamando que planejar não adianta. O primeiro passo sempre é o mais importante. Errar no plano significa condenar todo o projeto proposto ao fracasso.

"Lewis Carroll escreveu: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. O que o autor britânico quer nos dizer? Ter definições claras de onde se quer chegar é fundamental para alcançar o sucesso e ver seus planos frutificarem. Seja o objetivo financeiro ou do âmbito pessoal, manter um roteiro ajuda a colocar as ideias em ordem e definir qual passo será dado em seguida.

(...) As metas a curto prazo são aquelas que podem ser realizadas primeiro. Por exemplo, uma reserva de emergência, pequenas reformas, eventos e outras ações esporádicas.

Diferente das metas a curto prazo, quando o tempo das ações é médio, é possível definir tarefas mais elaboradas. Uma troca de carro, uma viagem ao exterior ou uma mudança nos rumos de atuação da sua empresa podem ser listados como exemplos de metas a médio prazo.
As metas a médio prazo tendem a se concentrar em um período de um a cinco anos — claro que isso dependerá de qual é seu objetivo.

Seu projeto de vida está mais próximo das metas de longo prazo. Essas são construídas pelas anteriores e costumam se realizar em um período próximo ou superior a cinco anos."

(Fonte: Instituto i9c)

Atualmente eu adoto este sistema de metas a curto, médio e longo prazo. As metas a curto prazo eu defino mensalmente, mas sempre mantendo a coesão com as de médio e longo prazo.

As metas anuais eu encaro como médio prazo, são estas que costumo definir ao final de cada ano, após avaliar meu desempenho no ano anterior. É fundamental estar constantemente nos avaliando para ver se realmente estamos nos aproximando do nosso objetivo ou se estamos enrolando.

As metas a longo prazo eu penso como "objetivos de vida", coisas que quero para o futuro mas que estou "longe" de conseguir. Mesmo sendo a longo prazo, sempre reviso estas metas para ver se é algo que realmente quero e se faz sentido para meu futuro.

Tudo depende de uma coisa apenas 

De nada adiantam as tecnicas e dicas que passei até agora se o desejo de obter tais coisas não for real.  Você quer um shape digno de um atleta? Você quer o suficiente para recusar aquela cerveja na festa, pra deixar aquele bolo de lado? Mensure os sacrifícios e visualize sempre o objetivo final.

Disciplina, planejamento e outras ferramentas são apenas complementos e orientações para o caminho. Tudo isso só fará sentido dentro de um contexto onde se exige maturidade e força de vontade. Reflita sobre isso antes de fazer promessas e pular ondinhas, usando roupa amarela na virada do ano.

O mundo não tolera a mediocridade, foque em se diferenciar do que todos estão fazendo. Defina seu caminho e não deixe ninguém te seduzir a deixa-lo.

Espero que seu ano tenha sido proveitoso, de aprendizado e crescimento. Que o próximo ano seja ainda melhor. Feliz 2020 e que Deus nos abençoe.

Comentários