As pessoas mudam?

 Quero aproveitar o tempo livre que estou tendo para formular algumas respostas para questionamentos que tenho e tive durante a vida. Perguntas que fiz para mim mesmo e que precisam de boas respostas. A primeira pergunta que quero responder, de maneira satisfatória e com algum nível de lógica e embasamento é - as pessoas mudam?

 A primeira resposta que me surge à cabeça seria algo como "sim, claro que mudam, eu não sou a mesma pessoa de 10 anos atrás". Mas será que realmente não sou? Isso que considero mudança foi uma alteração na minha essência, nas minhas crenças e valores, na minha personalidade em si ou foi apenas amadurecimento e aprendizado prático?

People lie.

 Algumas vezes, observando coisas e situações que acontecem na vida, me peguei lembrando de uma frase que o personagem House (interpretado por Sir Hugh Laurie), da série House M.D., sempre fazia questão de reforçar em toda oportunidade que encontrava: As pessoas nunca mudam. Já cansei de ver pessoas recaindo em erros e vícios que já cometiam. Adúlteros que engatam outro relacionamento e traem seus parceiros, mentirosos que juram não mais mentir, mas continuam com o péssimo hábito, pessoas "grossas" e desagradáveis que dizem estar arrependidas mas sempre recaem na mesma atitude e por aí vai.

 Como cristão que sou, fui procurar algumas respostas bíblicas e na minha própria religião. Basicamente, o que pude entender, é que existe algo como uma conversão, uma possibilidade de mudança mas existem condições para que ela aconteça de verdade. Alguém só seria capaz de mudar se estiver motivada com uma vontade verdadeira, um desejo real, diferente do que normalmente passamos. Quantas vezes não fizemos alguma promessa vazia ou dizemos querer algo apenas da boca pra fora, algo como "eu queria ser mais saudável, ter um corpo melhor", mas não estamos dispostos a pagar o preço, nem sequer existe força de vontade suficiente pra tirar o corpo da cama e ir se exercitar.

 Com base nessa primeira observação, já fica claro que não dá para acreditar apenas em palavras de alguém que disse ter mudado, é preciso "comprovar" alguma mudança na prática. Mas mesmo assim, não fiquei convencido, afinal, essa conversão que citei anteriormente está ligada ao sentido espiritual, de fé, não exatamente a comportamentos e convicções "mundanas". Alguém pode se converter à fé mas continuar traindo, dissimulando e mentindo (mesmo tudo isso indo contra o que se espera de um cristão) e existem pessoas que não acreditam e não seguem preceitos religiosos, então vamos mais a fundo.

 A psicologia nos diz que somos "moldáveis" e capazes de absorver e flexibilizar até os 30 anos, e após isso, tendemos a ser mais irredutíveis. Acredito que isso tenha relação com a experiência e com o orgulho, afinal, a filosofia grega prega que devemos ser eternos aprendizes. 

 Para ilustrar esse ponto, foi utilizado um questionário realizado com casais norte-americanos acerca de problemas matrimoniais. O questionário, aplicado pela primeira vez em 1935 e mais uma vez 45 anos depois, demonstrou que instabilidade, reações explosivas e excesso de brigas exerciam influência muito maior nas crises dos casais que questões ligadas a trabalho, família ou sexo. E pior: mesmo cientes disso, a maior parte dos cônjuges não conseguiu se ajustar em prol do casamento. Ou seja, atribuem seus erros e opiniões inflexíveis à própria personalidade - "Eu sou assim mesmo, é minha personalidade". Aqui levanto um adendo, afinal, já usei esta afirmação e ela já foi usada contra mim, mas até que ponto isso é verdadeiro? Seria uma incapacidade ou falta de vontade?

 Outra parte da resposta que tive aqui, foi a comprovação de que é impossível mudar alguém, somente esse alguém pode alterar a si próprio. Em resumo, eu estou limitado ao meu universo enquanto indivíduo.

 Filosoficamente falando, existem diversas vertentes com diferentes pontos de vista. Vou me ater aos gregos, por serem a base da filosofia ocidental que fundamenta nossa sociedade e serem menos complexos. Vou me apoderar da opinião de Einstein, que disse - "Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa". Teorias simples são muito mais difíceis de se criar e possuem muito conhecimento em si. 

"Cale a boca, seu sofista safado" - É o que Platão disse, eu juro.

 Sofistas e relativistas dizem que não há verdades imutáveis, expandindo isso para a minha pergunta, seria dizer que sim, as pessoas mudam o tempo todo. Sou totalmente contra a relativização em vários aspectos, e por motivos que não vou abordar aqui, então fico com as ideias de Platão (pegou a referência?). 

 Platão afirma que algumas coisas são imutáveis, do contrário, teríamos apenas opiniões e nunca um conhecimento sobre elas. O mesmo se aplica as pessoas. Quem também afirmou algo semelhante foi Parmênides - O ser é imutável. A mudança faria com o que o Ser deixasse de ser aquilo que é e se tornasse algo que ainda não é.

 O que eu pude concluir a priori, a resposta para a pergunta "As pessoas mudam?" poderia ser algo como: Talvez. É possível mudar até certo ponto, alguns hábitos, mas a essência permanece fundamentalmente a mesma. Para mudar significativamente a pessoa precisa passar por experiências que a levem a ter uma vontade sincera e profunda de mudar.
teríamos apenas opiniões (doxa) sobre as coisas, mas nunca um conhecimento (episteme) sobre elas.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/ideias-de-platao-as-coisas-mudam-mas-seus-modelos-sao-eternos.htm?cmpid=copiaecola
Do contrário, teríamos apenas opiniões (doxa) sobre as coisas, mas nunca um conhecimento (episteme) sobre elas.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/ideias-de-platao-as-coisas-mudam-mas-seus-modelos-sao-eternos.htm?cmpid=copiaecola
Do contrário, teríamos apenas opiniões (doxa) sobre as coisas, mas nunca um conhecimento (episteme) sobre elas.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/ideias-de-platao-as-coisas-mudam-mas-seus-modelos-sao-eternos.htm?cmpid=copiaecola
teríamos apenas opiniões (doxa) sobre as coisas, mas nunca um conhecimento (episteme) sobre elas. ... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/ideias-de-platao-as-coisas-mudam-mas-seus-modelos-sao-eternos.htm?cmpid=copiaecola
teríamos apenas opiniões (doxa) sobre as coisas, mas nunca um conhecimento (episteme) sobre elas. ... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/ideias-de-platao-as-coisas-mudam-mas-seus-modelos-sao-eternos.htm?cmpid=copiaecolO ser é imutável. A mudança faria com o que o Ser deixasse de ser aquilo que é e se tornasse algo que ainda não é.


 Fontes:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/ideias-de-platao-as-coisas-mudam-mas-seus-modelos-sao-eternos.htm
https://pt.aleteia.org/2019/10/22/estamos-realmente-prontos-para-obter-o-arrependimento/ 
https://super.abril.com.br/comportamento/da-para-mudar-a-personalidade/



Comentários