[DICA] Economizar Dinheiro

Quer saber como não pagar mais caro em algum produto que você quer ou precisa comprar? Geladeira, celular, até mesmo um carro, hoje em dia a internet fornece tudo isso pra você. Mas da mesma forma que no mundo físico, existem golpistas e pessoas que estão prontas para se aproveitar dos desavisados. O mundo é dos espertos, e com estas dicas que eu uso, talvez você aprenda uma coisa ou outra que pode te salvar de perder dinheiro.

Lembrando, que a melhor forma de economizar, é simplesmente não comprando. Eu sei que nem sempre é possível, então vamos as dicas de como fazer isso da maneira certa.




Primeira dica: Analise suas prioridades!

Você precisa comprar esse celular agora ou pode esperar mais um pouco? Quais são as características que você procura? Qualidade de imagem? Processamento? No caso de um carro, você faz questão de ter ar-condicionado? Direção elétrica? Elenque em uma lista de prioridades. Isso, mais tarde, vai servir para auxiliar na sua escolha, caso fique indeciso.

Segunda dica: Observe o panorama!

Pode parecer besteira a primeira vista, mas você deve dar uma olhada nas notícias, especialmente na área econômica. "Mas Gorlami, por que devo fazer isso? Eu só quero comprar um celular". Deixe eu te lembrar que no mundo moderno, a economia é global, ou seja, tudo que acontece no mundo, afeta o preço das coisas. Exemplo recente foi a briga entre Rússia e Arábia Saudita que resultou na queda do preço dos combustíveis em quase 60%.

Outro exemplo, hoje, durante o lockdown por conta do COVID-19, ou Corona Vírus, e por questões internas, o dólar está na casa dos R$5, uma das maiores altas da história. Por isso, se você comparar com outros anos, o mesmo produto vai estar muito mais caro. Saiba ter paciência para comprar na hora certa.


Terceira dica: Pesquise e compare!

Okay, você não pode esperar a boa vontade da economia e vai comprar agora!

Sempre pesquise a opinião de outras pessoas que compraram o produto que você quer e o site que pretende comprar, para não cair em um golpe. Acredite, grandes empresas conseguem esconder muito bem falhas e defeitos crônicos. Já perdi as contas de quantas vezes me livrei de comprar uma bomba relógio.

Para isso recomendo o site Reclame Aqui  , nele você pode pesquisar a reputação do produto, site ou loja e a forma com que eles lidam com os problemas com cliente.

Para carros e motos, existe um site chamado "Carros na Web", que possui uma aba chamada "Opinião do Dono", onde os donos avaliam os prós e contras de seus veículos. Link Carros Na Web

E finalmente, a menina dos olhos para quem quer salvar um dinheiro - Bond Faro - Um site que sempre uso para pesquisar. E lembrando que não recebi um centavo para recomendar esses sites.

Nesse site, você digita o produto que quer comprar e ele mostra o resultado em diferentes lojas, onde você pode procurar pelo melhor preço. Mas a ferramenta mais útil, é o gráfico de variação de preços nos últimos 40 dias ou 6 meses.

Você pode ver se está pagando mais ou menos, relação a quem comprou algumas semanas antes de você e analisar se deve aguardar uma queda ou não, além de identificar uma possível oferta.

Ressalto também os perigos de comprar em sites de classificados, como a OLX. Por não haver muito controle sobre quem vende, você deve tomar todos os cuidados possíveis antes de comprar. Dê preferência a produtos com nota fiscal e tire todas as dúvidas com o vendedor. Já o Mercado Livre possui um sistema consideravelmente mais seguro, que informa o nível do vendedor e suas vendas já realizadas, além de usar um sistema próprio, o Mercado Pago, que faz o intermédio da negociação e só deposita o dinheiro para o vendedor, quando você recebe o produto.

Essas são algumas dicas para quem não costuma comprar online. Ajude a enriquecer o tópico, deixando suas dicas e experiências.

Comentários